A disposição do atual prefeito José Natalino Paganini (PSDB) em revitalizar uma das áreas mais acolhedorasda região central da cidade, o Parque Juca Mulato, ganhou recentemente um aliado de peso. Há pelo menos 10 dias assumiu o comando da lanchonete existente no local o comerciante João Batista Gonçalves de Oliveira, o João Jhovane, que um dia já foi chamado de João do Parque.
Para os mais novos, que não conheceram de perto um dos períodos de maior efervescência nas imediações do Parque a partir de meados da década de 80, Oliveira comandava aquele que era considerado um dos mais requisitados ‘points’ de toda a região. “Vinha gente de toda a região. Antes do pessoal ir para as discotecas, o ponto de encontro era aqui”, relembra.
Esta agitação toda durou, segundo cálculos de Jhovane, cerca de 10 anos. Dizendo-se estressado pelo trabalho duro, o então proprietário decidiu passar o negócio para frente e, coincidência, ou não, fato é que nunca mais o entorno do Parque vivenciou nada parecido. Ao contrário, vinha passando por um processo contínuo de degradação.
Jhovane explica que apesar de ter feito sucesso em outros pontos - os amigos o chamam de cigano por causa da
frequência com que muda de local - como por exemplo transformar um lugar pouco conhecido como o Espaço Natureza num local de grande movimentação, sempre tinha no pensamento o desejo de um dia voltar ao Juca Mulato. A oportunidade veio recentemente. Depois de passar o ponto do Espaço Natureza e ficar por cerca de oito meses num ponto da região central, fechou negócio com os ex-responsáveis pela exploração da lanchonete do Parque.
Seu olhar clínico imediatamente apontou a necessidade da realização de investimentos para melhorar a infraestrutura e tornar mais acolhedoras as instalações. Em meio ao vai e vem de pedreiros, encanadores e eletricistas, colocou sua equipe para atender o público. “Aqueles clientes mais fiéis vieram ainda com o estabelecimento sendo reformado. E a propaganda boca a boca ajudou bastante. Tenho certeza de que em breve estaremos gozando da mesma popularidade de 30 anos atrás”, aposta.
Carnaval
Ao levar para o Parque Juca Mulato sua culinária já conhecida dos apreciadores, como o porco no rolete, Jhovane pretende reintroduzir o gosto pela frequência de um espaço de fato muito especial. Terá, a partir da semana que vem, uma espécie de prova de fogo para suas pretensões. Com a realização dos desfiles do Carnaval no entorno do Parque, seguramente, seu estabelecimento literalmente estará no olho do furacão. “Vamos nos preparar adequadamente para oferecer um serviço de qualidade”, prometeu.